domingo, 27 de abril de 2008

Desenganos



Ilustre Peregrina, que ilustre é toda a que segue esta via pois nela perpetua a nobreza da alma que não tem fim, não desperdices tesouros, que mais que nas pérolas que derramas perdes no sofrimento que arriscas. Não há amar sem padecer. O primeiro toque que dá o amor é uma seta que atira e uma ferida que deixa, e à causa hão-de corresponder os efeitos. O amor foi favor, o sofrer é obrigação. Amor sem pena é amor de meninos que amam o seu mimo. Amor de tribulações é amor de grandes, que amam os seus trabalhos e não os seus interesses, e este é o que se chama amor.


Enganos do Bosque
, 1741: 145.



6 comentários:

Glaukwpis disse...

Voltei!
Três dias de árduo trabalho e mais um fds prolongado. Sobreviverei?
;)

Anónimo disse...

És um sacaninha, Glau! :) Tenho aula na 6ª feira...

Gostaste desta citação dos Enganos do Bosque?

Glaukwpis disse...

Boa patada, Ciranda!

Anónimo disse...

Li-a como se fosse para mim! Também te serve? :)

Já repaste que este blogue é todinho teu???

Glaukwpis disse...

Meu? Só meu? Para mim só? Tipo posse de "sum" + ablativo?
***

Anónimo disse...

Já que tu te transferiste para aqui e deixaste o teu blogue às moscas!!!

:) :) :)