sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Corpos e almas

Primeiro, os factos:

Perfections, de W. Whitman
Only themselves understand themselves and the like of themselves,
As souls only understand souls.


e

Arte de Amar, de M. Bandeira

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus — ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.



Depois, a minha conclusão: parece que dizem coisas diferentes, mas não, é mentira, falam do mesmo. Mas eu acho que nem corpos nem almas se entendem. É nas falhas, interstícios improváveis, e nas rupturas momentâneas da perfeição orgulhosa dos "eus", na verdade das quedas e das feridas que o encontro acontece.
Mas se quiseres estragar tudo, podes dar-lhe imediatamente foros de eternidade...

6 comentários:

Glaukwpis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glaukwpis disse...

"Ignoto amor"*

Amar toda gente ama, ser amado é mais complicado.
Ou melhor: amar e corresponder ao amor é que é uma incógnita. Qual Iliada, senhores!

Anónimo disse...

Tens razão! É uma epopeia!!! :) tomara que durasse tanto tempo...

Mas parece-me que também não te esforças lá muito... eu já me cansei. Agora só quero coisinhas fáceis.

Glaukwpis disse...

Olha ela a falar de mim...
Ó menina, larga os romances de cavalaria!
Bjnhs!

Anónimo disse...

A falar de ti??? és uma coisinha fácil???

:):):)

Glaukwpis disse...

Não sou coisa e até só fácil para algumas.
Belo trocadilho ;)