O Padre António Vieira, da Companhia de Jesus, nasceu a 6 de Fevereiro de 2008. Celebra-se o IV Centenário do seu nascimento, iniciando-se hoje, com variados eventos, o Ano Vieirino de 2008.
Gosto muito de ler os textos de Vieira, sobretudo alguns dos seus sermões. Mas não gosto de escrever sobre ele. Por isso, deixo ficar um excerto do Sermão de Quarta-Feira de Cinza, pregado em Roma, na Igreja de Santo António dos Portugueses, em 1672, glosando o versículo Memento homo, quia pulvis es, et in pulverem reverteris.
"Ah serpentes astutas do mundo, vivas e tão vivas! Não vos fieis da vossa vida nem da vossa viveza; não sois o que cuidais, nem o que sois; sois o que fostes e o que haveis de ser. Por mais que vos vejais agora um dragão coroado e vestido de armas douradas, com a cauda levantada e retorcida, açoutando os ventos; o peito inchado, as asas estendidas, o colo encrespado e soberbo, boca aberta, dentes agudos, língua trissulca, olhos cintilantes, garras e unhas rompentes: por mais que se veja essa dragão já tremular nas bandeiras dos Lacedemónios, já passear nos jardins das Hespérides, já guardar os tesouros de Midas: ou seja dragão volante entre os meteoros, ou dragão de estrelas entre as constelações, ou dragão de divindade afectada entre as Jerarquias: se foi vara e há-de ser vara, é vara: se foi terra e há-de ser terra, é terra: se foi nada e há-de ser nada, é nada; porque tudo o que vive neste mundo, é o que foi e o que há-de ser. Só Deus é o que é".
6 comentários:
É a magia, é a magia!!!!
Há 3 dias a minha mnãe sonhou com uma cobra que virou dragão. Temos que conversar!
****
É tempo de conversão, Glau!
Padre António Viera. Deve ser perseguição.
Já não me interessa se as suas obrar são boas, porque realmente são, Mas chega...qualquer dia sonho com o homem à porta do quarto!
Mas se é o aniversário, Niniane... Servem sempre para estas recordações, não é?
Só é pena é que no ano seguinte volte tudo a cair no esquecimento.
Niniane, tadinha, mocinha!!!
E já estava tão esquecidinho...
Cada sermão é uma surpresa.
Enviar um comentário